Resenha Setembro Negro Festival - Carioca Club, São Paulo 29 - 30/09/2018.

Reportagem: Leo Wacken
Fotografias: Leca Suzuki

O primeiro dia do festival ficou marcado por manifestações contra o candidato à presidência da republica “Jair Bolsonaro” no lago da batata, onde a rua que se encontra o local do evento esteve fechada, impossibilitando a chegada de muitos headbangers que estavam de carro, inclusive eu tive que deixar o meu carro muito longe dali, mas fora esse imprevisto, ocorreu tudo bem e pude chegar no horário.

Mas vamos ao que interessa. 

Após longos anos de espera e sua última edição em 2012, a produtora Tumba Produções esteve de volta para realizar um dos mais cultuados festivais de Thrash/Death e Black metal de São Paulo.

Sábado 29/09



As portas do Carioca abriram pontualmente às 13:00 hs para o conforto do público, onde já podíamos avistar algumas barracas montadas com merchandising de diversas bandas, discos, Cds e camisetas.
Já a abertura ficou por conta da banda de Death Metal Brasiliense Human Atrocity que em 2015, teve o lançamento de sua Demo intitulado “Crowded Tombs”.

Set-List:

Stench of Death
Human Atrocity
Mutilation
The Scream
Countless Graves



Na sequência foi à vez dos Recifenses do Infested Blood com seu estilo Brutal Death Metal atingir o público presente. Banda que teve sua formação em 1999 e tem quatro discos lançados até o momento.

Set-List:

Infernal Eneity
Mind Flayers
Suffocation – cover: Infecting the Crypts
Iron Duke
DemonWeb Pits
My Rigid Anatomy
Victims of the Dualism



A próxima banda a se apresentar foi Purgatory, banda de Death Metal da Alemanha formada em 1993, com suas letras baseadas em satanismo, horror e escuridão, fizeram um excelente e bem pesado show pra ninguém botar defeito em músicas como: “Devouring the Giant”, “Chaos, Death, Perdition”, “Pandemonium Rising”, “Consumed by Ashes” entre outras.

Set-List:

Devouring the giant
Chaos. Death. Perdition
Pandemonium rising
Downwards into Unlight
Codex Anti
Spreading the Plague
In Damnation Eternal
Consumed by Ashes
Death World Struggle



Já os Noruegueses do Aeternus subiram no palco para tocar grandes sons de sua carreira no Black Metal com um setlist destruidor que foram “There’s no Wine Like the Blood’s Crimson”, “Burning the Shroud”, “The Swordof Retribution”, “Boudica”, “Sword Revenge” e “Raven and Blood”. 
Set-List:
There’s no Wine Like the Blood’s Crimson
Burning the Shroud
The Sword of Retribution
Boudica
Sword Revenge
Raven and Blood



A sexta banda a se apresentar no festival e também da Noruega, foi Taake que esta desde 1995 no cenário Black Metal levando o público ao êxtase. Para este show, pudemos conferir um setlist matador com vários clássicos “Jernhaand”, “Nordbundet” e “Havet I Huset”, “Fra Vadested som Vaandesmed”, “Umenneske”, “Hordaland Doedskvad” e “Nattestid Ser Porten Vid”.

Set-List:

Jernhaand
Nordbundet
Havet i Huset
Fra Vadested som Vaandesmed
Umenneske
Hordaland Doedskvad
Nattestid Ser Porten Vid



Em seguida uma das maiores lendas vivas do Death Metal brasileiro desde 1981 Vulcano subiu ao palco erguendo a bandeira do metal nacional, onde recentemente lançaram um Álbum Ao Vivo intitulado “Live III - From Headbangers to Headbangers” contendo clássicos de toda sua trajetória como “Guerreiros de Satã” que os bangers presentes puderam conferir.

Set-List:

The Man, The Key, The beast
Church at a Crossroad
Witche’s Sabbath
Propaganda and Terror
Thunder Metal
Total Destruição
Guerreiros de Satã
Legiões Satânicas
Dominions of Death
Spirits of Evil
Ready to Explode
Holocaust
Incubus
Death Metal
Bloody Vengeance



Finalmente, após um longo tempo de espera, muitos fãs brasileiros da música Obscura realmente puderam ter a oportunidade de ver o show do Coven em nosso País. A banda de origem americana, liderada pela vocalista Jinx Dawson em mais de 40 anos na estrada, desembarcou pela primeira vez no Brasil para um show com um setlist magnífico contendo grandes clássicos de sua carreira. No início do show houve um grande suspense, Jinx sai de dentro de um caixão com uma máscara cantando “Out of Luck”, na sequência “Black Sabbath”, “Coven in Charing Cross”, “White Witch of Rose Hall” e “Wicked Woman”, deu pra perceber o quanto ela estava feliz em tocar aqui, pois o público respondia a altura cantando todas as músicas como “The Crematory”, “Choke, Thirst, Die”, “Black Swan”, “Dgnitaries of Hell” enlouquecendo a todos e terminando com um Biss de alta performance “F.U.C.K”, “Epitath” e “Blood on the Snow”.

Set-List:

Intro
Out of Luck
Black Sabbath
Coven in Charing Cross
White Witch of Rose Hall
Wicked Woman
The Crematory
Choke, Thirst, Die
Black Swan
Dignitaries of Hell
F.U.C.K.
Epitaph
Blood on the Snow



E para encerrar com chave de ouro, foi à vez dos canadenses mandarem seu Thrash Metal anos 80, posso dizer que assim como Coven, acabou a espera para ver Razor pela primeira vez e em São Paulo para uma única apresentação. Foi um show destruidor, onde o público não parava e o Circle Pit era gigante em Clássicos como “Cross me Fool”, “Iron Hammer”, “Violent Restitution”, “Cut Throat”, “Behind Bars”, “Sucker 4 Punishiment” e “Instant Death”. Foi uma na sequência da outra, só porrada na orelha sem parar e os bangers querendo mais e mais gritando o nome RAZOR... RAZOR... RAZOR, antes da próxima música Mike Campagnolo perguntou, “Vocês querem mais?”, então destruíram com “Eletric Torture”, “Parricide”, “City of Damnation” e “Take This Torch” para ninguém ficar parado. Dave Carlo apesar de ter problemas em sua visão por quase ser cego, fez uma performance matadora agitando os bangers para o Biss que foram “Evil Invader” e “Gate Crasher” fazendo a espera valer a pena.

Set-List:

Cross me Fool
Iron Hammer
Violent Restitution
Cut Throat
Behind Bars
Sucker for Punishment
Instant Death
Hot Metal
Electric Torture
Parricide
City of Damanation
Take this Torch
Evil Invaders
Gate Crasher

Domingo 30/09



Dessa vez, um pouco mais tarde e sem imprevistos na cidade como já citei no começo da matéria, as portas do Carioca se abriram as 14:00 hs para mais um dia de culto ao metal que por sua vez trariam bandas renomadas e de peso.
A primeira banda do dia a se apresentar foi Manger Cadavre? formada em 2011 no Vale do Paraíba em São Paulo com uma pegada Hardcore e Crust lançaram seu último EP em 2017 intitulado “Revide”, fizeram um excelente show.

Set-List:

Abril Vermelho
O Homem de Bem
Fracasso
Suas Escolhas Fazem Você
Totalitarismo Social
Iguais a Nós Mesmos
Existimos
Lago de Almas
Crimideia
Déspota
Origem
Hostil
Patologia Sistêmica



Em seguida os Recifenses do Decomposed God fizeram um grande show mostrando que o Death Metal esta mais vivo do que nunca e que vem defendendo esse estilo desde 1994 com três discos lançados “The Last Prayer”, “Bestiality” e “Storm of Blasphemies”.

Set-List:

Intro
Decomposed God
No Gods
Kill the Bastard
Delusion
Ecce Homo
Memorial Rests
Impregnated God of Lies
Hypocrite Liar



Na sequência subiu ao palco uma das maiores lendas do Black Metal nacional, estou falando de Amen Corner que esta na ativa desde 1992 mostrando aos fãs tanto antigos quanto da nova geração todo seu potencial executando um excelente show.

Set-List:

Leviathan Destroyer
Heir of Lust, Heir of Pleasure
Black Thorn
Deusdemoteme
Under the Whip and the crown
Lamentation and Praise
Diabolic Possession
The Sons of Cain



E não parou por aí, pois os Belgas do Enthroned entraram em cena mostrando que o Black Metal estava no comando naquele momento deixando os fãs totalmente satisfeitos com um show extremamente pesado e bem técnico.

Set-List:

Of Shrines and Sovereigns
Baal al-Maut
Through the Cortex
Ha Shaitan
Behemiron
Nonus Sacramentum – Obsidium
The Burning Dawn
Tellum Scorpionis
Of Feathers and Flames
Hosanna Sathana



Os Americanos do Morbid Saint entraram no palco executando um Thrash Metal com linhas de vocais agressivas com seu vocalista “Cliff Wagner”, pois o cara realmente usa sua garganta agressivamente executando de forma excelente suas canções em um show extremamente rápido em termos de Riffs de guitarra e uma bateria Speed, deu pra perceber o motivo de tantos fãs estarem enlouquecidos no show abrindo rodas e Circle Pit.

Set-List:

Lock up your Children
Burned at the Stake
Scars
Crying for Death
Assassin
Conjure
Beyond the Gates of Hell
Damien



A próxima banda a se apresentar foi a Austríaca Schirenc Plays Pungent Stench, uma das mais influentes do Death Metal anos 90 em seu país. Eles executaram um grande show com um setlist recheado de clássicos como “Fuck Bizzare”, “Happy Re-Birthday”, “Deadly Medley”, “Bonesawer” e “Rip You Without Care” agitando muito o público presente que cantava sem parar, ainda mais com um Biss envolvendo “Blood, Pus and Gastric Juice” e “Viva La Muerte”.

Set-List:

Fuck Bizarre
Happy Re-Birthday
Deadly medley
Bonesawer
Rip You Without care
A Small Lunch
Extreme Deformity
Shrunken and Mummified Bitch
Blood, Pus and Gastric Juice
Viva La Muerte    



A penúltima banda da noite foi Wolfbrigade que na minha opinião, foi uma das melhores se não a melhor da noite com Riffs de guitarra destruidores e uma linha de bateria extremamente sincronizada com o baixo, mandaram um setlist direto com “March of the Wolves”, “Normad Pack”, “Living Hell”, e “No future”. Vale destacar o vocal bem agressivo nas músicas bem executadas como no Biss “Outlaw Vagabond”, “Warsaw Speedwolf” e “Ride the Steel”.

Set-List:

March of the Wolves
Feed the Flames
Catch 22
War on Rules
From Beyond
November’s Delerium
Nomad Pack
Living Hell
Return to None
Barren Dreams
No Future
Outlaw Vagabond
Warsaw Speedwolf
Ride the Steel



O fechamento do evento ficou por conta dos Suecos do At the Gates formado em 1990 com seis discos lançados, sendo o último “To Drink from the Night Itself” 2018, trazendo um Death Metal Melódico com uma linha de vocal bem trabalhada e Riffs de guitarras marcantes em músicas como “To Drink from the Night Itself”, “Slaughter of the Soul”, “At War With Reality”, “A Stare Bound in Stone” entre outras. Foi um show pra ninguém ficar parado e deu pra ver varias rodas se abrindo na medida do que o show ia rolando, ainda mais quando tocaram “Suicide Nation”e “The Book of Sand”. Foi um show empolgante tanto para a banda quanto para os fãs que ainda puderam conferir um Biss destruidor com “Kingdom Gone” e “The Night Eternal” deixando todos os fãs presentes bem satisfeitos.

Set-List:

To Drink From the Night Itself
Slaughter of the Soul
At War With Reality
A Stare Bound in Stone
Cold
The Circular Ruins
Death and the Labyrinth
Daggers f Black Haze
Under a Serpent Sun
The Chasm
Heroes and Tombs
Nausea
Suicide Nation
The Book of Sand
Blinded by Fear
Kingdom Gone
The Night Eternal

Em nome da Rádio Exmera, gostaria de agradecer ao Edu, Tumba Produções e Luciano Piantonni pela oportunidade de cobertura e ressaltar o excelente trabalho da produção e organização deste excelente evento, principalmente com os horários das bandas entrarem no palco, que realmente estavam dentro do horário programado no livrinho entregue na entrada do evento.

Postagem: Leo Wacken

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário!