A viagem de um head banger Review Wacken Open air 2011

 






Review Wacken Open air 2011

Minha jornada para Wacken começou em Hamburgo as 9h00, em 04 de agosto. Peguei o trem na estação Hamburgo - Hauptbahnhof e fui para Itzehoe onde peguei o onibus Metal Travel. Tudo foi muito tranquilo até que cheguei ao Wacken Open Air. Foi muito fácil identificar quem estava indo para o Wacken, pois muitos headbangers seguiam em massa até chegar no ponto inicial da cidade onde uma enorme faixa dizia:  “Welcome Metalheads”. Desde a minha primeira experiência (2008) , eu pensei que a viagem de trem e ônibus para o Wacken seria dificil. Mas não foi assim. A festa começou ali mesmo! Quase todo mundo estava bebendo cerveja, cantando cantos em alemão que eu não entendia, mas também algumas músicas de metal que eu entendia. Conheci algumas pessoas legais , de muitos países na hora do embarque.
Enfim Cheguei ao Wacken , após uma viagem de quase 15 horas se tratando de sair de São Paulo – Brasil. Assim eu começamos a montar a minha barraca e a festa continuou.


Então resolvi dar uma volta para conhecer a estrutura 2011 e com certeza ja pude ver milhares de headbangers com muitos coletes cheios de patches que lotavam as areas abertas. Haviam muitas bandas tocando no Palco WET STAGE/ Headbanger’s Ballroom, onde se reuniram as bandas vencedoras do Metal Battle de cada pais. Bangers de todas as partes do planeta tomavam cerveja e agitava som. Parti para outra área, chamada Wackinger e Beergarden Stage, realmente uma cidade medieval denominada como Wackinger Village, onde haviam cavaleiros, jogos, lutas medievais, armas, comidas típicas e um enorme bar com formato de um barco viking. Outro ponto fantástico foi a Bullhead City, onde um palco foi montado para bandas tocarem covers, alem de agitar o publico com performances de lutas com mulheres e stripers.

Bom agora vamos ao que mais interessa. Os 3 dias intensos de shows

Quinta-feira 05 de agosto

Os portões se abriram às 15h00 e a primeira banda com Skyline e convidados como Chris Boltendahl do Grave Digger, Onkel Tom, Udo Dirkschneider do UDO e a Deusa do Metal Doro Pesch. Começando às 16h00. Conversei com várias pessoas de vários países naquele momento. Enfim, não consegui o lugar perfeito, mas fiz o possivel para estar o mais prioximo para ouvi-los tocando Gary Moore "Over The Hills and Far Away", Doro Pesch incluindo o hino do  Wacken “We Are The Metalheads”. Esta foi a primeira banda que deu inicio aos 4 dias de metal se apresentando a um número de mais de 50 mil pessoas.

Agora é o momento para Helloween entrar no palco. Os fans ja gritavam em alto em bom som “Happy, Happy Helloween...”. Mesmo com falhas na parte técnica do som, houve um ótimo desempenho. Fiquei impressionado com a performance no palco em canções matadoras como:  ( Are You Metal?, Keeper of the Seven Keys, Halloween, King for a 1000, Dr. Stein e I Want Out )O publico delirava a cada canção. Eles mostraram que ainda sabem fazer um grande espetáculo.

A próxima foi a banda Blind Guardian. Ja havia os visto algumas vezes no brasil. Mas um show como esse no Wacken, nunca. Eles mostraram q viriam com tudo, com um som bem alto e potente no Black Stage. O publico pedia mais e mais musicas, e a cada hit tocado o publico ia a loucura, relembrando a década dos anos 80. Enfim, todos os hits que eu gosto estavam lá: (Welcome to Dying, Valhalla, The Bar’s Song, Lord of The Rings, Majesty e Mirror Mirror).


Eis que o surge o momento maior, onde todos estavam esperando. A nova turne, o novo palco e o novo Eddie!
Muitos fãs gritando " OZZY, OZZY "

Todos os 85 mil presentes no wacken, se curvaram diante da maravilhosa performance de Ozzy Osboune. Eu tive que voltar um pouco para tras, porque eu estava esmagado com tantas pessoas se espremendo, eu não conseguia sentir minhas mãos e pernas. Eu não era o único assim ali. Embora soe estranho, os obstáculos são de difícil compreensão quando você está realmente lá. Por que as pessoas atrás de você colocam suas mãos sobre as suas costas e se equilibram para não cair. Mas show de heavy metal, nós sabemos como é, e se tratando de Ozzy não é diferente.

Vamos ao show do Ozzy. No memonto estava tudo escuro e os fans enlouquecidos gritavam o nome do Ozzy. A banda começaram com as tradicionais ( I Don’t Know, Suicide Solution, Mr. Crowley e War Pigs do Black Sabbath) e  todos estavam cantando junto. Fiquei tão feliz ao ouvir esta canções. Realmente uma das minhas favoritas. Não dava pra acreditar que ele fosse tocar essas canções épicas! E estas foram apenas as quatro primeiras músicas! O publico cantava alto e acompanhava Ozzy com corais maravilhosos em  musicas como ( Bark at Moon, Shot in the Dark e Rat Salad do Black Sabbath). Sem dúvida , essa lista foi definida na maior parte de canções da faze antiga de Ozzy. Ainda ele jogava sabão no publico bem da frente, molhando até os seguranças. Foi ilário. Para encerrar, tocaram musicas como ( Iron Man, Crazy Train, Mama I’m Coming Home e Paranoid) fechando a noite com chave de ouro. Um espectáculo verdadeiramente épico. Não tenho critica sobre  a escolha do set list.
Depois disso foi hora de voltar para o acampamento. Comer e beber algo e depois dormir, pois as 9h00 da manha ja teria mais outro dia.
Antes de começar com o segundo dia de festival, resolvi passear pelo “Metal Market”, que é como se fosse a disneylandia do heavy metal. La encontrei muitos artigos, como: Cds, Dvds, Discos de Vinil, Roupas, Botas, Armas Medievais etc.
Aproveitei também para comprar o merchandise oficial do Wacken, uma camiseta e uma blusa com a data do evento e os nomes das bandas que fizeram parte deste evento épico.
Então agora vamos ao segundo dia do W.O.A.

Sexta-feira 05 de agosto

A primeira banda que eu corri para assistir foi o Primal Fear por volta das 12h.
Foi muito bom começar o dia com uma das melhores bandas de Power Metal dos anos 90, pois realmente a banda consegue atrair muitos fans mesmo no inicio do segundo dia.
Foi um show bem técnico e ainda mais se tratando de Ralf Scheepers com seu vocal destruidor com agudos matadores Alá Rob Ralford do Judas Priest. Tocaram por 1 hora em um show bem pesado com musicas como (Signo f Fear, Chainbreaker, Nuclear Fire, Seven Seals e fechando com a clássica Metal is Forever).

Particularmente eu não via a hora de ver o Sodom, pois haviam alguns anos que a banda tocou no Brasil. Quando cheguei em frente ao palco principal “True Metal Stage”, já deu pra perceber como seria o show, pois muitos headbangers gritavam o nome da banda, então surge Tom Angelriper agitando o publico com os sons  ( In War and Pieces, The Voice of Killing, Out Break of Evil e The Saw is the Law ), foi matador, deu pra ver a roda monstra que abriu no meio do show e a galera pedindo mais e mais sons, então um dos sons mais esperados foram tocados ( M-16, Blasphemer e Remember the Fallen ). O publico delirou com a participação dos Alemães nessa edição do Wacken 2011.

Com o sol no início da tarde. O Morbid Angel tocau no Palco do Black Stage, um dos principais. Apesar de muitas criticas sobre o novo Álbum ( Illud Divinum Insanus ), pois elementos eletrônicos foram colocados. Ainda assim, eles reuniram uma multidão e todos ficaram super empolgados com a apresentação da banda. Eles começaram com ( Immortal Rites, Fall From Grace e Rapture ) e o publico cantava mais e mais.
Sem palavras para a Performance de David Vincent e compania, rodas e mais rodas eram formadas, e o pau fechava. Ninguém parecia se importar, pois queriam mais musicas. Em seguida vieram as novas ( Existo Volgoré, Nevermore e I’m Morbid ). E quando olhava ao meu redor curtindo o som dos caras, via muitos headbangers bebendo cerveja e agitando a cabeleira. A banda termina sua apresentação com uma classica ( God of Emptness ), Deixando todos satisfeitos.

A participação do Rapsody of Fire  tocando no palco menor chamado Party Stage, foi fundamental nesta edição, já que eles estão com uma nova turnê mundial.
O publico gritava Pela banda, quando a fumaça branca invadia o palco e o som de ( Dark – Kunor e Triumph or Agony ) começava, logo em seqüência tocaram musicas como ( Knightrider of Doom, Land of Immortals e Down of Victory ) que o publico não perdia tempo e cantava com emoção. E fechando com as lendárias ( Eternal Glory e Emerald Sword ). Sem duvida nenhuma uma das melhores apresentações no evento.
Só pelo fato de esperar o segundo dia, já me empolgava, pois não acreditava que iria ver o Judas Priest em encerramento de sua carreira, nada – nada mais de três décadas fiel ao metal. Foram 21 musicas em mais de  horas de show. Foi de arrepiar na introdução de ( War Pigs ), tinha uma grande bandeira tampando o palco e quando acaba a introdução, eis que surge a lenda viva do metal inglês tocando clássicos como ( Rapid Fire, Metal Gods, Judas Rising e Starbreaker ). A cada musica tocada, os publico ia ao delírio, a performance e o visual eram totalmente de volta aos anos 80, sem contar com a pirofagia. Mais de 85 mil pessoas cantavam em uma só voz mais hits como ( Prophecy, Night Crawler, Turbo Lover e Breaking The Law ).

Após o show do Judas Priest sai correndo para não perder o show do Accuser, pois era uma das bandas que eu mais gostaria de ver no festival. Afinal eram mais de 10 anos parados e voltaram com um novo álbum chamado “Dependent Domination”. Haviam muitos headbangers prestigiando o som da banda, porem foi uma apresentação muito rápida, apenas 30 minutos, mas deu pra perceber que os Alemães tem uma ótima presença de palco e mandaram muito bem tocando no palco Wet Stage.


Infelizmente o ultimo dia do Festival
Sabado 07 de agosto

Sábado era o dia de ver nada mais nada menos que o Torture Squad, pois sem dúvida nenhuma deixou muitas bandas de boca aberta com uma apresentação matadora. Deu pra ver muitos headbangers gringos agitando o som dos caras, além disso haviam muitos brasileiros com as bandeiras saudando a banda nessa apresentação, mesmo a banda tocando num palco menor chamado Wet Stage, deu pra ver que era um dia pra jamais ser esquecido. Vitor Rodrigues com um Vocal de arrepiar mandando musicas como ( Pandemonium ) deixaram os fans muito satisfeitos.

Mayhem foi uma das bandas que os Black Metal mais queriam ver, pois tinham muitos fans com as caras pintadas. A banda entra no palco e faz um show discreto contendo musicas de toda sua trajetória incluindo ( Pagan Fears, My Death, Freezing Moon e Purê Fucking Armageddon ). Foi um show pouco agitado pelos fans.

Iced Earth foi um show impressionante no palco “True Metal Stage, haviam muitas pessoas, mas muitos fans mesmo lotaram para ver a despedida do vocalista Matt Barlow,  realmente um cara fenomenal que contagiou o publico com sua voz abrindo o show com musicas como ( Burning Times, Declaration Day, Vengeance is Mine, Violate ), deu pra perceber que esse show iria ficar para a historia do heavy metal, pois a banda estava super afinada com os rifs matadores de John Schaefer tocando ( Last December, I Died for You, The Hunter e Prophecy ).  Para finalizar Matt agradeceu os fans e a banda por estarem muitos anos na estrada e os abraçou dando adeus a banda com o ultimo som da tarde ( Iced Earth ).

Uma dos maiores shows que vi fora do Brasil foi o do Sepultura, realmente ver um show deles pela Europa nos deixam orgulhosos por sermos brasileiros, pois os gringos idolatram o Sepultura e pulam muito em cada som tocado pela banda. Gostei muito da apresentação deles e pareciam realmente muito felizes por estarem pela primeira vez no wacken depois de 25 anos de carreira. Foi um show muito bom e já de cara mandaram ( Arise, Refuse/Resist, Kairos e Just on Fix “Cover do Ministry” ). Abriram muitas rodas que chamamos de “Circle Pit” e “War of Death”, haviam muitos fans de sepultura, inclusive os brasileiros com muitas bandeiras gritando o nome da banda, era realmente de encher os olhos, pois era muita emoção ver uma banda do Brasil tão aclamada, já que no Brasil não temos isso. Então tocaram mais sons como ( Relentless, Teritory, Inner Self e Ratamahatta ), finalizando com a mais esperada da tarde ( Roots Bloody Roots ).

O Kreator foi um dos shows mais esperados do ultimo dia, pois estou falando de uma das melhores bandas de thrash metal alemão de todos os tempos. Milhares de pessoas gritavam “Kreator, Kreator, Kreator” antes do show começar e sem duvida nenhuma posso descrever que foi um show matador com um set-list destruidor ( Choir of the Damned, Hordes of Chaos, Warcuse e Endless Pain ), a pancadaria começou logo no primeiro som e muitas pessoas surfando em cima da galera, como é chamado “Crowd Surfing”, mas o sons não paravam e vinheram mais com ( Pleasure to Kill, Destroy Whats Destroys You, Voices of the Dead, Enemy of God, Phobia e Violent Revolution ). Realmente o Kreator não decepciona ao vivo, ainda mais em um palco gigante todo decorado, havia um telão enorme atrás da banda onde passavam varias imagens a cada som tocado. Pra finalizar tocaram três clássicos matadores que os fans foram ao delírio inclusive eu, ( Betrayer, Flag of Hate e Tormentor ).

A atração mais esperada da noite de sábado foi com certeza foi para os pioneiros do Metal há mais de 30 anos. Motorhead já era ovacionado antes de subir ao palco e quando subiram os fans enlouqueceram logo na primeira musica ( Iron Fist ), após esse som “Lemmy” brinca com o publico saudando “We Are Motorhead and We Play Rock’n’Roll”, dando continuidade ao show com ( Stay Clean, Get Back in Line, Metropolis, Over the Top, Rock Out, One Night stand e The Thousand Names of God ), foi surpriendente estar prestigiando essa banda ainda mais depois que “Lemmy” dedica a musica ( Going to Brazil ) aos amigos brasileiros, não pude me conter e fiquei emocionado naquele momento como muitos patriotas que estavam ali. Mas havia mais  e um mistério a ser desvendado após a musica ( Kill by Death ), foi quando tocando a musica ( Bomber ) que desceu um avião enorme sobrevoando a banda pelo palco com show de luzes, simbolizando um avião de guerra, sem duvida nenhuma aquilo foi uma das coisas mais fantásticas que eu já vi na vida, pois eu já havia visto esse show em um DVD que eles tocaram na década de 80 e nunca imaginava ver aquilo. Então fecharam a noite com chave de ouro tocando as clássicas ( Ace of Spades e Overkill ).
O Children of Bodom entrou no palco Black Stage aclamado pelos fans, mesmo em baixo de muita chuva muitos gritavam o nome do “COB”. Logo de cara abriram o show com ( Not My Funeral ) do novo Álbum “Relentless Reckless Forever”  o publico queria mais, então tocaram ( Bodom Beach Terror ) e na sequência mais um som do álbum novo (Roundtrip to Hell and Beck ) mas o publico queria musicas clássicas, então nada melhor que ( In Your Face, Living Dead Beat, Children of Bodom e Hate Me ), com certeza levantou mais e mais a galera que estava presente. Ainda tivemos clássicas de nome ( Bloodrunk, Angels Don’t Kill, Follow the Reaper e Downfall ). Mas as ultimas musicas ( Are You Dead Yet e Hate Crew Deathroll ) não poderiam ser melhor para encerrar essa brilhante performance.

Domingo 07 Agosto
Dia de acordar cedo, desmontar as barracas e deixar mais um Wacken Open Air.
Dar continuidade ao role pela Europa até chegar nos outros festivais.










Postado por: SRWINS

Um comentário:

  1. Inveja. Pelo visto foi foda!
    Maior sonho que tenho é poder ir algum dia.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!