Resenha - Guaru Metal Fest (Guarulhos, 10/08/2013)

Resenha: Leo Gomes
Postagem: Leo Wacken
Fotos: Bruno Dinamarco, Kennedy Silva e Kubo Metal



Sem Dúvida nenhuma essa segunda edição do Guaru Metal Fest teve o prazer de receber 12 bandas de varias cidades e estados do Brasil, apresentando seu poderoso cenário underground brasileiro. O festival ocorreu no Clube Recreativo em Guarulhos, um grande local, capaz de receber até 2 mil pessoas, em uma maravilhosa estrutura para altas performances de  bandas como: Vulcano, Crucifixion Br, Woslom, Selvageria, Dragonheart, Dunkell Reiter, Nervochaos, Firestrike, Punho de Aço, Warpride, Jackdevil e Metallic Crucifixion. Esse grandioso evento também contou com vários sorteios de prêmios e lojas; camisetas, CD's, uma guitarra personalizada Seizi, uma tattoo no valor de R$300,00, acessórios entre outros.


Com seu Heavy Metal Tradicional na linha 80’s a banda PUNHO DE AÇO foi a primeira a se apresentar, tornando assim responsabilidade de um grande cast. Foi por volta das 17h em ponto que o power trio que surgiu em 2011 na cidade de Guarulhos/SP, tendo como propósito trazer de volta a raiz resgatar do metal tradicional oitentista em suas letras em português, os caras começaram a detonar em seu setlist mesmo com um pequeno número de presentes, mas isso não os intimidou e mandaram um som de alto nível proporcionando um ótimo show, sem contar com a ótima presença no palco agitando o tempo todo. Foram executadas oito músicas, dentre elas "Dimensões do Poder", dando inicio ao set, "Eu Quero Acreditar", "Irmãos de Metal", "Quebre as Correntes" e outras.

Logo em seguida foi à vez dos gaúchos do CRUCIFIXION BR subirem no palco do Guaru Metal Fest mandando seu Black/Death Metal tocado de forma direta e sem frescura. O power trio teve inicio no ano de 1996. E foi em 2011 que a banda conseguiu lançar seu EP "War Against Christian Souls", mas também possuem um álbum ao vivo, duas demos e uma Split, lançado juntamente com a banda "Dark Torment" intitulada como "Hordes of the Apocalypse".
A banda abriu o set do evento com a magnífica "Crucifixion", mesmo a casa ainda não tendo muitos expectadores, o público presente curtia sem parar agitando cada vez e na empolgação, logo em seguida foi executada a destruidora "Eternal Judgement". A banda executou sete sons no total deixando os bangers eletrizados, como no ultimo som executado que foi um cover brutal e destruidor de "Schizo" do VENOM, que sem duvida nenhuma, é uma grande influência para a banda, juntamente é claro, com SEPULTURA E BEHEMOTH.


A próxima banda a se apresentar no Fest foi os METTALIC CRUCIFIXION de Atibaia/SP, mandando um Speed/Thrash de primeira linha, em seu monstruoso set foram executadas as faixas "Metal Destroyer", "Crucificator", "Power Hellish Force", fazendo o publico banguear muito. Alguns problemas apareceram no áudio durante sua apresentação, mas logo foram resolvidos, exceto com o contrabaixo que realmente estava com o volume muito alto encobrindo assim o som da guitarra, que por sinal o guitarrista da banda (Cesar) pediu para que aumentassem o volume de seu instrumento, pois no começo do show quase não se ouvia o som, mas logo em seguida o problema foi resolvido pelos técnicos de som, e a banda conseguiu agitar o público que agitava cada vez mais. A banda atualmente é um quarteto que iniciou suas atividades em 2010, pois  o guitarrista Vinicius "Sodomanyak" deixou a banda. A banda até o momento, possui 3 demos lançadas e a Split junto ao Nuclear Decimation.


Logo depois foi os Mineiros de Contagem do DUNKELL REITER a subir no palco mandando um poderoso Thrash Metal com influências de bandas de metal oitentista. A banda surgiu em meados dos anos 90 praticando seu som tradicional veloz, lembrando até mesmo bandas Americanas, no meu ponto de vista. Para quem curte Thrash Metal de verdade então tem que escutar o EP "Death and Pain", pois realmente é uma ótima gravação. A banda conseguiu agitar bastante os que estavam ali presentes, não tinha como ficar parado olhando os caras tocarem.

Em seguida os Guarulhenses do WARPRIDE, tocaram um excelente Power Metal Epico, fazendo-nos lembrar de bandas como Rhapsody of Fire, Manowar, Grave Digger, entre outras. A banda teve inicio em 2002, mas também teve outros nomes antes de ser conhecida pelo atual. Foi uma excelente apresentação e ainda mais vendo o público agitando e cantando seus sons, pois realmente a banda tem uma ótima proposta nesse cenário do metal mundial.
Na sequência foram os caras do JACKDEVIL de São Luís do Maranhão mandando um maravilhoso Thrash Metal na linha oitentista . A banda surgiu em 2010 e já lançaram uma demo intitulada "Under the Satan Command" (2012), que possui até o vídeo clip oficial e um EP que leva o nome de "Faster Than Evil" (2013). A banda estava muito animada durante o show inteiro, com uma magnífica presença de palco executando seu setlist matador, como nos seguintes sons "Faster Than Evil" que teve na sequência  "Thrash Or Die", na faixa "Bastards in the Guillotine" o vocal/guitarra André Nadler comentou sobre os políticos em nosso país, demonstrando a insatisfação que a banda sente, assim como com certeza a maioria do público presente. Os caras mandaram oito sons no total, incluindo um cover do SEPULTURA da música "Arise" que fechou o seu set.

Logo após a matadora apresentação do surpreendente JACKDEVIL foram sorteados alguns brindes, Santo Angelo, Meteoro e CDs, que daria sequência na grandiosa do Heavy Metal Tradicional Oitentista do  FIRE STRIKE de São Paulo/SP.

A banda teve inicio com outro nome “HOLE OF HELL”, passando ainda por CRIMSON FIRE, e assim em 2005 se tornando o FIRE STRIKE que por sinal lançaram o EP intitulado "Lion and Tiger" recentemente. Já logo de cara mandaram de abertura a matadora "True As a Dream", logo em seguida "Night Fever", "Streets of Fire", também mandaram um maravilhoso cover do Exciter "Die in the Night", que fez com o que o público reagisse de forma muito positiva e agitando muito a cabeleira ao show do quinteto, dando assim deu continuidade com sua maravilhosa apresentação e ao finalizar os integrantes se juntaram para saudar os bangers presentes.


Um grande momento esperado por todos foi para a apresentação do maravilhoso Death Metal executado por um dos maiores nomes do Death Metal Nacional, o NERVOCHAOS com seu estilo agressivo, subiu ao palco com muito entusiasmo. Foi um ótimo show contendo dez sons matadores, tocados com total ódio e destruição, e assim logo de cara mandaram "Dark Chaotic Destruction" seqüenciada por "Sheep Amongst Wolves", "Infernal Words", os caras se comunicavam muito bem com o público, e que sempre voltavam detonando a cada som tocado, foram executados mais sons matadores como "Total Satan", "Pazuzu is Here" e claro que não poderia faltar a magnífica para fechar "Pure Hemp", oferecendo para todos os maconheiros em geral. Foi realmente uma apresentação para ninguém botar defeito. A banda iniciou suas atividades em 1996 em São Paulo, já gravaram 5 álbuns maravilhosos, algumas demos, e também um álbum ao vivo muito poderoso.


Logo em seguida foi a vez do Headline DRAGONHEART, e com certeza um momento muito esperado por muitos fãs presentes ali, pois já faziam muitos anos que a banda não tocava na capital. O Power Metal Medieval bem executado pelo quarteto, abordando temas medievais e fantasiosos, surgiu em 1997 e possuí três álbuns de estúdio.
O grande show da banda fez com que o público cantasse junto várias de suas músicas como: “Eyes of Hell”, “Arcádia Gates”, “Dynasty and Destiny” fizeram o publico balançar o pescoço até não poderem mais, mesmo com alguns problemas que ocorreram com o microfone de Mauricio Taborda Vocal/Baixo, mas nada que prejudicasse o show dos caras, ainda tiveram tempo para mandar sons destruidores como: “...and the Dark Valley Burns”, “Queop’s Escape”, “Mountain of the Rising Storm” e “The Blacksmith” fechando a noite com chave de ouro.

Então para dar sequência a este maravilhoso festival, por volta das 2h20 era a vez de mais um Headline subir ao palco como a maior a atração da noite, o lendário metal nacional VULCANO, pode iniciar sua destruição total, executando vários clássicos matadores como: "Satanic Legions" assim dando inicio ao set, "Witche's Sabbath", "Ready to Explode", durante a execução de "Dominios of Death" o vocalista Luiz mostrou o dedo do meio e apontou para o céu. Os headbangers em peso agitavam suas cabeças e suas cabeleiras.
Ao final de cada som executado a banda era ovacionada pelo público que gritava mais e mais seu nome, mas o auge da apresentação com certeza estava guardado para o final, quando mandaram as destruidoras faixas "Total Destruição" emendada com "Guerreiros de Satã" (que foi pedida inúmeras vezes pela multidão), então, não havia duvida nenhuma e nessa hora que deu pra perceber grande parte do público cantando com a banda parecendo um coro.
Finalizando esses dois sons de seu setlist, o público gritava pedindo mais e mais sons, mas como o tempo estava no final infelizmente não rolou, fazendo assim o encerramento de sua apresentação que foi realmente lendária.


A cada intervalo de uma banda para outra, houveram algumas etapas para um sorteio de uma guitarra SEIZI personalizada em duas baterias de dez headbangers, executando um “Air Guitar” onde rolaram alguns sons de bandas como: “Black Sabbath e Slayer”. E então finalment chegou e momento mais esperado pela qual seria escolhido o ganhador, e o som escolhido para a última fase, fase eliminatória, foi "Battle Hymns" do
Manowar, ficando três finalistas: Sol, Wagner Vieira e Jucie Lord, sendo que o vencedor foi Wagner, que teve o prazer de pegar o microfone e agradecer os organizadores do evento Leo Wacken, Fernando e Deca Cast, além dos que apoiaram e citou um breve discurso falando sobre o metal nacional.


A próxima banda a se apresentar foi o poderoso SELVAGERIA que invadiu o palco com seu Speed Metal Oitentista, banda que teve início no ano de 2005 na própria São Paulo, seu primeira e único trabalho lançado em 2009 intitulado o mesmo nome da banda.
A banda aposta nas letras em português, dando início a um show devastador com a música "Metal Invasor", o público presente cantava as musicas sem parar, pois já tinha as letras na ponta da língua, e como já de costume, ao finalizar o som, o vocalista Gustavo perguntou ao público se eles queriam álcool, e claro que muitos bangers se manifestaram e então ele pediu-lhes que erguessem suas 'taças'. Já na execução da matadora "União Total", o público estava enlouquecido cantando junto com a banda, muitos bangers invadiam o palco à todo momento para dar um “Stage Diving” mergulhando assim no público.
Muitos bangers ali presentes gritavam para que a os caras mandassem o som da banda Alemã Iron Angel "Stronger than Steel", um grande clássico presente no setlist da banda, que sem dúvida nenhuma completa os shows. Logo após foi a vez da devastadora a execução de "Àguias Assassinas", o público presente, cantava sem parar e agitava muito em baixo e em cima do palco. Todos agitaram do começo ao fim, sem dúvida um grande show e um dos melhores em que eu estive presente.


Uma pena chegar ao fim do evento, que realmente foi um grande  marco para a cidade de Guarulhos/SP, e torcemos para que venham mais e mais festivais como esse.

A banda WOSLOM ficou encarregada de fechar o evento, os caras que já estão há mais de dez anos de estrada e já possuem dois álbuns de estúdio lançados. Foi por volta das 4h10 que a banda iniciou a sua apresentação, mas uma pena que o público já estava se dispersando e indo embora, pois muitos moravam longe, mas isso não os desanimou e fizeram uma grandiosa apresentação tocando com muita energia em um show bem pesado e veloz.
Logo de cara mandaram "Beyond Inferno" e já dava pra perceber o que veríamos, os caras realmente estavam mandando muito bem e ainda mais com uma presença de palco surpreendente, logo em seguida mandaram "Soulless", "Haunted by the Past" segurando seu show, então a faixa que encerrou o setlist foi "Mortal Effect" que possui um vídeo oficial.


Finalizando essa resenha, O Guaru Metal Fest, foi realmente surpreendente, um evento que tem tudo para se tornar um dos maiores eventos de metal underground de SP, foram 12 bandas, aproximadamente 12 horas de duração, organização, som, luz, local, tudo de primeira qualidade. E que venham os próximos eventos.

Agradecimentos especiais: A toda Equipe Guaru Metal Fest: Fernando Warrior, Deca Cast e Leo Wacken. Equipe Radio Exmera: Srwins, Greg Metal, Reinaldo S.Steel e Thiago Thrash. Colaboradores: André Siqueira, Leonardo Toledo, Danilo Dio. Todas as bandas presentes.



Postado por Leo Wacken

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!